Certificado digital
Há tempos que as pessoas utilizam assinaturas à caneta, carimbos, selos e outros recursos para comprovar a autenticidade de documentos, expressar concordância com determinados procedimentos, declarar responsabilidade, etc. Hoje, muitas dessas atividades podem ser feitas por meio da internet. Mas, como garantir autenticidade, expressar concordância ou declarar responsabilidade no "mundo digital"? É aí que entra em cena acertificação digital e recursos relacionados, como a assinatura digital. Nas próximas linhas você verá uma explicação básica sobre os principais pontos que envolvem esses conceitos.
O que é certificação digital?
A internet permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem uma série de procedimentos e transações de maneira rápida e precisa. Graças a isso, é possível fechar negócios, emitir ou receber documentos, acessar ou disponibilizar informações sigilosas, diminuir processos burocráticos, entre outros. No entanto, da mesma forma que os computadores oferecem meios para tudo isso, podem também ser usados para fraudes, o que significa que tais operações, quando realizadas por vias eletrônicas, precisam ser confiáveis e seguras. A certificação digital é capaz de atender a essa necessidade.
Em sua essência, a certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam realizadas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, captura de informações privadas ou outros tipos de ações indevidas ocorram.
Como funciona a certificação digital?
A certificação digital funciona com base em um documento eletrônico chamado certificado digital e em um recurso denominado assinatura digital. É conveniente compreender primeiro este último, para a devida assimilação da ideia.
O que é Assinatura digital?
Imagine-se na seguinte situação: você está em uma viagem de negócios e precisa enviar