Certificado digital
Certificado digital é um sistema que contem vários tipos de informação referente à instituição que forneceu o mesmo. Hoje em dia as pessoas estão cada dia mais usando os computadores e a Internet para o processamento de dados e para a troca de informações e documentos entre cidadãos, governo e empresas. Por isso, as transações eletrônicas precisam de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informações eletrônicas. O certificado digital é o mecanismo tecnológico que provê estes mecanismos.
A certificação digital tem trazido inúmeros benefícios para os cidadãos e para as instituições que a adotam. Com a certificação digital é possível utilizar a Internet como meio de comunicação alternativo para a disponibilização de diversos serviços com uma maior agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos. A tecnologia da certificação digital foi desenvolvida graças aos avanços da criptografia nos últimos 30 anos.
Entre estes campos obrigatórios do certificado digital temos a identificação e a assinatura da entidade que o emitiu, os quais permitem verificar a autenticidade e a integridade do certificado. A empresa emissora é chamada de Autoridade Certificadora ou simplesmente AC, que é o principal componente de uma Infra-Estrutura de Chaves Públicas e é responsável pela emissão dos certificados digitais.
Um Certificado Digital normalmente apresenta as seguintes informações:
Nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública
Período de validade do certificado
Chave pública
Nome e assinatura da entidade que assinou o certificado
Número de série.
Para a emissão dos certificados, as ACs possuem deveres e obrigações que são descritos em um documento público chamado de Declaração de Práticas de Certificação – DPC.
A certificação digital traz diversas facilidades, porém seu uso não torna as transações realizadas isenta de responsabilidades. Ao mesmo tempo em que o uso da