Certificado digital
Computadores e a Internet são utilizados para o processamento de dados e para a troca de informações, mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. Mas as transações eletrônicas têm que ter um mecanismo de segurança suficiente para garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. A certificação digital é a tecnologia que tem este mecanismos.
O certificado digital, e um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos, através do certificação digital conseguimos inúmeros benefícios, como utilizar a Internet como meio de comunicação alternativo para a disponibilização de diversos serviços com uma maior agilidade, facilidade de acesso e redução de custos.
O Certificado Digital utiliza a criptografia nela a informação codificada chamada de texto cifrado. O processo de codificação ou ocultação é chamado de cifragem, e o processo inverso, ou seja, obter a informação original a partir do texto cifrado, chama-se decifragem.
A cifragem e a decifragem são realizadas por programas de computador chamados de cifradores e decifradores. Os cifradores e decifradores se comportam de maneira diferente para cada valor da chave. Sem o conhecimento da chave correta não é possível decifrar um dado texto cifrado. Assim, para manter uma informação secreta, basta cifrar a informação e manter em sigilo a chave.
O emissor que deseja enviar uma informação sigilosa deve utilizar a chave pública do destinatário para cifrar a informação. Para isto é importante que o destinatário disponibilize sua chave pública.
O sigilo é garantido, já que somente o destinatário que possui a chave privada conseguirá desfazer a operação de cifragem, ou seja, decifrar e recuperar as informações originais.
O processo de autenticação, as chaves são aplicadas no sentido inverso ao da