Exercício 8 - Fonética e Fonologia
Sendo assim, a representatividade do Tupi, segundo maior representante, é de 1.558 ocorrências dos 29% vindos das línguas das Américas. Já as línguas africanas aparecem como fonte de 9% do total de oxítonos presentes no Português. Fato que comprova a influência, mas não coloca as línguas citadas como as principais responsáveis por um número maior de vocábulos oxítonos no português.
2. Mattoso Câmara Jr (1970: 65) afirma que ‘a língua padrão do Brasil se diferencia da língua popular pela manutenção dos proparoxítonos, que esta tende a reduzir a paroxítonos pela supressão de um segmento postônico, como em exérço, em vez de exército, ou Petrópis, por Petrópolis, e assim por diante.’ Considerando as restrições silábicas que permitem ou impedem a redução (cf. Araujo et al. 2008), refute o argumento de Câmara Jr.
Os processos de redução não estão relacionados ao fato de seu uso ser popular. Os mesmos são restritos e ocorrem em algumas comunidades de fala específicas, sempre existindo um contexto para tal.
Vale ressaltar que existem casos em que a redução é estruturalmente impossível, como quando a consoante na sílaba pós-tônica não é ressilabificável, ou seja, distinta de /S, R, N, L/. Além disso, segundo o estudo de Araujo (2008), “As reduções somente ocorrem sob certas circunstâncias, dentre elas a possibilidade de uma