exercicios
2. Diferencie Perfectivo e Imperfectivo e relacione com os verbos ser e estar.
3. Explique os quatro tipos aspectuais (inceptivo, cursivo, terminativo e resultativo) e dê exemplos.
4. Nas seguintes frases, “Ele sai de casa às oito horas há três anos” e “Ele cria gatos há três anos”, apenas uma é considerada exemplo de um tipo aspectual por alguns linguistas. Classifique e justifique o porquê, explicitando a noção de iteração e número verbal.
5. Segundo COSTA, “Fatos diversos entre si, mas tomados em conjunto podem configurar um processo, e cada um dos fatos pode ser encarado como uma parcela da constituição temporal interna de outro fato verbal mais abrangente”, como no seguinte exemplo:
“O ônibus atravessa todo o bairro: ele pára, anda um pouquinho: pára mais adiante, depois anda mais um pouco, pára um pouquinho, e assim passa por todas as ruas.”
Sendo assim, analisando a construção acima, em qual verbo está contido o processo global descrito?
6. Classifique os seguintes lexemas no que diz respeito ao traço durativo e a seguir, formule frases no perfectivo e imperfectivo para cada um deles, se possível:
a) Quebrar:
b) Cair:
c) Crescer:
d) Criar:
e) Nascer:
f) Correr:
g) Desenvolver:
h) Progredir:
i) Refletir:
7. “O sufixo –ECER é bastante referido na bibliografia gramatical brasileira como indicativo de “começo de ação”. Cunha e Cintra dizem ser “o sufixo –ECER (ou –ESC(ER)) característico dos verbos chamados incoativos, ou seja, dos verbos que indicam o começo de um estado, e às vezes, o seu desenvolvimento. Inegavelmente esse morfema acresce ao lexema a noção de processo, portanto o imperfectiza. Quanto à indicação de “começo de ação”, nem sempre isso se observa.”. Dê exemplos de verbos com o sufixo –ECER que justifiquem a afirmativa em negrito.
8. O gerúndio e o particípio expressam dois tipos aspectuais distintos. Tomando como exemplos “Estou fazendo o trabalho” e “O trabalho