exercicios
PILARES DE CONCRETO ARMADO
Pilares são “ elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes” (NBR 6118/03, item
14.4.1.2).
A NBR 6118/03 (item 5.1) propõe requisitos gerais de qualidade das estruturas de concreto e a avaliação de conformidade do projeto.
– As estruturas de concreto devem atender aos requisitos de qualidade, durante sua construção e ao longo de toda sua vida útil. Os requisitos de qualidade de uma estrutura de concreto são:
a) Capacidade resistente – consiste basicamente na segurança à ruína da estrutura; b) desempenho em serviço – consiste na capacidade da estrutura manter-se em condições plenas de utilização, não devendo apresentar danos decorrentes de fissuração, deformações, vibrações excessivas, etc., que comprometam em parte ou totalmente o uso para o qual foram projetadas;
Prof. M.Sc Cleverson Gomes Cardoso
A ruína de uma seção transversal de um único pilar pode ocasionar o colapso progressivo dos demais pavimentos subsequentes provocando, assim, a ruína de toda a estrutura.
2 – CLASSIFICAÇÃO DOS PILARES EM EDIFÍCIOS
c) durabilidade – consiste na capacidade da estrutura resistir às influências ambientais previstas durante o período correspondente à sua vida útil. Por vida útil de projeto, entende-se o período de tempo durante o qual se mantém as características definidas para as estruturas de concreto
b) Pilares de extremidade
Além de estarem submetidos às forças normais de compressão, também estão sujeitos à ação de momentos transmitidos pelas vigas que têm suas extremidades externas nesses pilares.
2.1 Quanto à posição
a) Pilares Intermediários
Pilares submetidos preponderantemente às forças axiais de compressão, pois os módulos dos momentos fletores são de pequena intensidade, em relação às ações verticais apenas (as permanentes e as variáveis normais).
Na situação de projeto, admite-se o pilar de