exercicios
MANAUS – 2014
QUESTÕES
1. Quais os impactos socioprofissionais decorrentes da globalização?
R= Escondem a centralidade do trabalho, dissimulam as verdadeiras origens das classes sociais e dos processos que fundam e reproduzem o capitalismo, naturalizam as transformações sociais e os processos dos quais emergem, encobrindo suas contradições e transitoriedade.
2. Enquadramento que no Brasil ocorre na década de 1990, mediado pela supressão de direitos sociais historicamente cosolidados; abertura dos mercados nacionais ao capital especulativo; geração de superávit primário para a garantia de pagamento dos juros da dívida; privatização do patrimônio público e de atividades de reconhecida retribuição de Estado, como as políticas sociais públicas. Porque essas medidas prejudicam as condições de vida das classes subalternas?
R= O ciclo das mercadorias, instala- se o predomínio do capital financeiro, o Estado é suplantado pelo mercado nas funções de regulação da vida social, o trabalho, reestruturado e tecnificado tornam-se mais homogêneo e indiferenciado.
3. Como se consolida um novo padrão produtivo sobre a contradição dos atributos fetichistas?
R= Se consolida mediado por mecanismos e processos ideopolíticos destinados a incurtir na sociedade os critérios das novas formas de gestão e controle do trabalho.
4. O que o mercado e a inovação tecnológica referenciam para a reforma educacional?
R= A lógica é que o mercado democratiza o acesso e a inovação tecnológica, tida como meio e finalidade da educação por uma espécie de virtualidade intrínseca, asseguraria a inserção social.
5. Qual atual configuração pedagógica da universidade de Serviço Social?
R= A forma na reestruturação do sistema nacional da educação, cujos contornos são dados pela constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.9.394, de 20/12/1996, ao estabelecerem