Exercicios sobre logica versao 20102
Mais Exercícios de Lógica de Proposições
1) Descreva as sentenças abaixo em termos de proposições simples e operadores lógicos: Exemplo: Se 1>2 então qualquer coisa é possível. p: 1>2 q: qualquer coisa é possível frase: p → q (a) (b) (c) (d) (e) 2) É falso que 2 + 3 = 5 e 1 + 1 = 3. Se 1 + 2 = 5, então 3 + 3 = 6. Não é verdade que 3 + 3 ≠ 6 ou 7 – 2 ≠ 8. É falso que, se Lisboa é a capital da França, então Brasília é a capital da Argentina. Se é falso que Lisboa é a capital da França, então Brasília é a capital da Argentina.
Determine o valor lógico (V ou F) das proposições enunciadas no exercício anterior. Justifique. Exemplo: Se 1>2 então qualquer coisa é possível. Verdadeira, pois é falso que 1>2.
Dada uma proposição da forma p → q , a proposição q → p é chamada de recíproca e a proposição ¬ q → ¬ p , de contrapositiva da proposição dada. 3) Escreva a recíproca e a contrapositiva de cada uma das proposições abaixo: (a) (b) (c) (d) 4) Se a lua está cheia, os vampiros saem de casa à noite. Se uma girafa tem dor de garganta, ela não faz gargarejo. Vou morar na lua, se lá construírem uma estação espacial. Se uma proposição é uma definição, então sua recíproca é verdadeira.
Determine os valores lógicos da recíproca e da contrapositiva de cada uma das proposições abaixo: (a) Se T é um triângulo equilátero, então T é isósceles. 2 (b) Se x é ímpar, então x é ímpar.
5)
Considerando p e q proposições verdadeiras, e r e s proposições falsas, determine o valor lógico das proposições abaixo:
r ∧ ¬ s) ∨ ( p → q )) ↔ ( r ∨ ¬ q ) (b) (( p ∧ q ) ∨ ( p ∧ ¬ q ) ∨ ( ¬ p ∧ q ) ∨ ( ¬ ( p ∧ ¬ q ))) → ( r ∨ s)
(a) 6) Verifique a validade das equivalências abaixo construindo as tabelas-verdade das proposições que lhes dão origem. (a) ( p ∨ q ) → r ⇔ ( p → r ) ∧ ( q → r ) 7) (b) ( p → (q → r )) ⇔ (( p ∧ q) → r )
( (¬
Quais das proposições abaixo são tautologias