Exercicios genetica
1. (UFG-GO) Um estudo genético revelou a presença de uma mutação no estado heterozigoto em vários membros de uma mesma família, como mostrado a seguir.
Pela análise do heredograma, quantos indivíduos são obrigatoriamente heterozigotos e qual é a probabilidade de nascer um filho portador da mutação genética indicada no cruzamento entre II-1 (homozigoto dominante) e II-2?
a) 5 indivíduos e ½.
b) 5 indivíduos e ¼.
c) 4 indivíduos e ¾.
d) 4 indivíduos e ½.
e) 4 indivíduos e ¼.
2. (Fuvest-SP) Em tomates, a característica planta alta é dominante em relação à característica planta anã e a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela. Um agricultor cruzou duas linhagens puras: planta alta/fruto vermelho 3 planta anã/fruto amarelo.Interessado em obter uma linhagem de plantas anãs com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas.O número esperado de plantas com o fenótipo desejado pelo agricultor e as plantas que ele deve utilizar nos próximos cruzamentos, para que os descendentes apresentem sempre as características desejadas (plantas anãs com frutos vermelhos), estão corretamente indicados em:
a) 16; plantas homozigóticas em relação às duas características.
b) 48; plantas homozigóticas em relação às duas características.
c) 48; plantas heterozigóticas em relação às duas características.
d) 60; plantas heterozigóticas em relação às duas características.
e) 60; plantas homozigóticas em relação às duas características.
3. (Unemat-MT) Teste de paternidade é feito por análise do DNA dos pais e do(a) filho(a). Além deste, existe uma forma de excluir a paternidade, que se baseia nos tipos sanguíneos do Sistema ABO.
A única alternativa que indica exclusão da paternidade é
a) o filho é do tipo A, a mãe do tipo B e o suposto pai do tipo A.
b) o filho é do tipo B, a mãe do tipo O e o suposto pai do tipo B.
c) o filho é do tipo AB, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo A.
d)