EXERCICIOS DO LIVRO MANUAL DE LINGUAGEM JURIDICA
Exercicio 1 e 2
I- 1) Na linguagem oral utilizam se metodos diversos para que haja a comunicação. Como a entonação, usada para dar enfase em certas palavras, também a pausa, que na linguagem oral, mostra a intenção que o outro responda, ou um tempo de compreenção, até mesmo um tempo para tomar folego, e por ultimo a fluência, que tem como finalidade a “limpeza” do canal, entre quem fala, e quem escuta.
2) “Podemos fazer a analise que a geração anterior, fazia apenas o uso de livros ou de professores, para aprender a fazer algo. Atualmente, para fazer o mesmo, é preciso muito mais que livros ou professores, é um processo bem mais burocratico, mas muito mais rápido, compreendem?! Anterior a isso, se fosse para eu calcular uma ponte, poderia fazer isto por conta própria, apenas com o auxilio de um desenhista, nos escritórios não ocorre mais dessa forma, não é ? Atualmente é necessário de um arquiteto que dá inicio a arquitetura da obra, logo após o calculo, feito por mim; depois envio para o desenhista. O calculo era a minha função, mas não a fiz sozinho, fiz com os programadores que me auxiliaram em cinquenta por cento dos calculos, apesar de saberem mexer em computador, eles não fazem essa parte, pois essa fica por conta dos profissionais do Rio de Janeiro, que possuem um terminal com os computadores.”
II- 1) “ A LIBERDADE ENLOUQUECEDORA: NA HORA QUE ELES ESTÃO PRESTES A SEREM LIBERADOS DA INDÚSTRIA”
Pois então, nós já estavamos saindo, a caminho do relógio, lá todos querem chegar antes para ser o primeiro da fila, compreende? Como disse no começo, quando chegam logo querem se adiantar para conseguir um bom lugar na fila, pois é a hora do fim do expediente, já na hora do início, ninguém se importa com isso. Quando o horario de duas e vinte chega, não importa se esta de noite, o pessoal coloca o cartão até dentro do relógio para poder ser o primeiro, por conta disso, a bagunça esta feita. Muitas vezes o chefe tem que vim para tomar conta dos