Exercicios de histologia
1 – Como são as células encontradas no TECIDO MUSCULAR (T.M.)?
O tecido muscular é constituído por células alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, denominadas FIBRAS MUSCULARES. A capacidade de contração das fibras é que proporciona os movimentos dos membros, das vísceras e de outras estruturas do organismo. As células musculares têm nomes específicos para as suas estruturas. Assim, a membrana plasmática é denominada SARCOLEMA, enquanto o citoplasma é chamado de SARCOPLASMA.
2 – Como se classifica o T.M. de acordo com suas características morfológicas e funcionais? De suas principais características. - Musculatura lisa (contração involuntária): formada por células mononucleadas com estrias longitudinais. É presente nos órgãos viscerais internos (esôfago, intestino, vasos sanguíneos e útero), responsável pelo peristaltismo.
- Musculatura estriada esquelética (contração voluntária): formada por células multinucleadas com estrias longitudinais e transversais. Forma os músculos, órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo.
- Musculatura estriada cardíaca (contração involuntária): constitui as células binucleadas do miocárdio (musculatura do coração), unidas por discos intercalares que aumentam a adesão entre as células. Fator importante para uma contração rítmica e vigorosa, mantendo a circulação do sangue no corpo.
3 – Alguns componentes celulares recebem nomes especiais. Quais são?
a) Membrana celular: plasmalema
b) Citossol: hialoplasma, mas também é conhecido como citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática;
c) Retíclo Endoplasmático: retículo endoplasmático rugoso: ergastoplasma retículo endoplasmático liso: retículo sarcoplasmático
4 – Descrever a célula do Tecido Muscular Estriado Esquelético:
Multinucleadas com estrias longitudinais e transversais.
5 – Como é possível diferenciar as fibras musculares