Exercicios de doenças bacterianas
1. Em relação à gonorreia, é incorreto afirmar que: a) Cerca de 50% das pessoas infectadas não apresentam sintomas b) É uma doença sexualmente transmissível que pode ser evitada com o uso de preservativos. c) A doença é transmissível na fase em que o portador apresenta os sintomas. d) O agente causador da doença é a bactéria Neisseria gonorrhoeae. e) As mulheres são muito mais susceptíveis, ou seja, elas apresentam maior chance de contrair a infecção.
2. Assinale a alternativa em que é apresentado um sintoma não observado nas mulheres com gonorreia: a) Vontade frequente de urinar. b) Coceira e ardor vaginal. c) Aumento da quantidade de urina produzida pelos rins. d) Presença de corrimento com coloração amarelo esverdeado. e) Sangramento menstrual anormal.
3. Assinale a alternativa em que é apresentado um sintoma não observado nos homens com gonorreia: a) Sensação de queimação ou dor ao urinar. b) Diarreia e vômito. c) Secreção de pus através do pênis. d) Infecção ou inflamação do ducto deferente e da próstata. e) Vontade frequente de urinar.
Doenças Bacterianas – Hanseníase
1. Sobre a hanseníase, é correto afirmar que: a) É uma doença endêmica do Brasil. b) É uma doença que apresenta cura. c) O tratamento é muito caro e ainda não está disponível na rede pública. d) Essa doença não é infecto-contagiosa.
2. Em relação à transmissão da hanseníase, é correto afirmar que: a) O mosquito-palha é o principal vetor da doença. b) Por não ser infecto-contagiosa essa doença não é transmissível. c) O portador só transmite a bactéria durante a fase de incubação. d) O portador, quando não tratado, elimina as bactérias através das vias respiratórias.
Doenças Bacterianas – Sífilis
1. Durante a aula de doenças bacterianas, um aluno fez as seguintes observações sobre a sífilis:
A – A bactéria Treponema pallidum é o