exercicios de citologia
2) No músculo relaxado, o ATP ( BRISA) liga-se a parte globular ou cabeça da miosina (BIA). Mesmo antes de reagir com a actina (PEDRO), o ATP (BRISA) se hifrolisa, gerando ADP + P. No músculo relaxado, o complexo troponina ( CAFÉ), tropomiosina (JOSÉ) interpõe-se entre as duas moléculas, impedindo a interação entre a Miosina (BIA) e a Actina (PEDRO). (O Sr. José, pai de Pedro, era um daqueles pais à moda antiga, só permitia o namoro no sofá, e co m ele no meio é claro.).
conseqüente elevação desse íon no sarcoplasma. Isso permite a ligação do Cálcio (D. LECA) a Troponina (CAFÉ), que por sua vez, promove o deslocamento do filamento de tropomiosina ( JOSÉ), permitindo a interação entre a Actina (PEDRO) e a Miosina (BIA). (D. Leca, mãe do rapaz, só pensava em desencalhar o filho e toda vez armava alguma situação para deixar os dois pombinhos a sós. Ficava lá na cozinha pensando em um jeito de tirar o Sr. José do meio dos namorados. Neste instante, perc ebeu a xícara cheia de café em sua mão, rapidamente chamou o marido para a cozinha, tomar um cafezinho.).
Neste momento há uma diminuição da afinidade da Miosina (BIA) pelo ADP + P, fazendo com que essa molécula se dissocie da Miosina (BIA). Isso faz com que a cabeça da Miosina (BIA) se mova, puxando a Actina (PEDRO), promovendo seu deslizamento sobre o filamento de Miosina (BIA). Após completar o movimento, a cabeça da miosina (BIA) fica fortemente presa a actina (PEDRO). Para que a Miosina (BIA) se dissocie, é necessário que o ATP (BRISA) se ligue novamente a ela, iniciando um novo ciclo. Se não houver ATP (BRISA), a miosina (BIA) permanece fortemente ligada a actina (PEDRO), em uma situação chamada Rigor. (No momento em que ele abriu a porta para voltar ao seu lugar, um leve brisa passou pelos cabelos de Bia e a moça, que de boba não tinha nada e afastou-se rapidamentede Pedro, que a esta altura dos acontecimentos estava até