Exercicios contabilidade - assaf neto
7.4 São transcritos, a seguir, os três últimos balanços apurados por uma empresa comercial. Os valores apresentados já se encontram expressos em moeda de mesmo poder de compra.
Diante das informações enunciadas, pede-se:
a.- efetuar uma análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis;
b.- comentar os resultados obtidos e questionar os dados que você considera essenciais para uma avaliação mais completa da real posição da empresa.
Verifica-se um decréscimo no ativo circulante em relação ao total do ativo – de 86,9% em Xo para 80,3% em X1 e de 66,1% em X2. Para calcular a liquidez corrente (AC/PC) e a liquidez
Porém podemos calcular a liquidez geral (AC+ARLP/PC+PELP):
Temos em X0 = 1,05; em X1 = 1,02 e em X2 =1,04.
Em X2 consta o valor de R$ 1.015.000 em ARLP que não conhecemos sua natureza. Além disso, precisaríamos dados do DRE para tecer mais comentários sobre a produtividade da empresa.
7.5 Uma companhia de capital aberto publica seus demonstrativos financeiros em moeda constante. A seguir, são apresentados os balanços da Sociedade referentes aos exercícios sociais encerrados em 31-12-X9 e 31-12-X8.
Com base nestas informações, pede-se:
a. efetuar uma analise horizontal e vertical;
b. comentar como evoluiu a estrutura dos ativos da empresa;
Os ativos da empresa não sofrem alterações substanciais de um ano para outro, passando o ativo circulante em X8 de 14,5% para 14,6% em X9; o ARLP mantém-se inalterado e Investimentos e Imobilizado sem alterações significativas.
c. em termos de folga financeira de curto prazo, como foi a evolução de um exercício para outro;
Nota-se um acréscimo no capital de terceiros de 40,2% para 45,4%; porém em contra partida o capital próprio aumenta de 9,9% para 15,6%.
O que preocupa é o aumento da dívida a curto prazo em conjunção com a diminuição do PELP de 49,8% para 39,0% evidenciando um agravamento na liquidez de curto prazo.
d. para cada