Exercicio Online
É basicamente uma cosmovisão cristã. A análise toma forma a partir de uma trindade relacional, com Deus, com o homem e com o mundo respectivamente; Criador, homem (criatura), e o restante da criação (mundo). “...um princípio especial seja obtido um discernimento peculiar nas três relações fundamentais de toda vida humana: a saber, (1) nossa relação com Deus, (2) nossa relação com o homem, e (3) nossa relação com o mundo.”
Dessa cosmovisão, deve-se iniciar sempre com Deus no princípio de tudo, de nosso pensamento e da análise em si. “...a primeira reivindicação exige que um sistema de vida como esse encontre seu ponto de partida em uma interpretação especial de nossa relação com Deus.”
“...ela deve partir daquele ponto em nossa consciência no qual nossa vida ainda não está dividida e encontra-se compreendida em sua unidade...”
É mostrado a necessidade de termos uma comunhão com Deus, que é essencial para que esse Weltanschauung tenha uma permanência requerida.
“Pessoalmente, é nossa repetida experiência que nas profundezas de nossos corações...”
“Na oração encontramos não somente nossa unidade com Deus, mas também a unidade de nossa vida pessoal.” É observado que, sendo segundo na linha hierárquica de pensamento, por ter sido criado pelo primeiro mencionado, a relação do homem com o homem é necessária pois, decide a tendência e a construção de nossa vida. “...por causa da criação de um sistema de vida, cada movimento complexo tem de cumprir; a saber, uma interpretação fundamental própria no tocante a relação do homem com o homem.” “Não há uniformidade entre os homens, mas multiformidade sem fim.” A nossa atitude correlação ao mundo, como agimos para com ele, a nossa relação com o mundo. “A terceira relação fundamental que decide a interpretação da vida é a relação que vocês mantêm com o mundo.”