Exercicio Logistica
As deficiências do transporte ferroviário iniciam desde a diferença entre bitolas dos trilhos o que ocasiona, nas fronteiras, a necessidade de troca de equipamento transportador, até uma malha deficiente e que redunda em maiores distâncias a serem percorridas entre produtor e consumidor, com maior prazo de entrega e os necessários transbordos.
Assim o transporte ferroviário ainda não consegue pressionar o segmento rodoviário em relação ao custo efetivo do transporte de mercadorias. Continuando o usuário do transporte a utilizar, cada vez mais, o transporte rodoviário com isso fortalecendo-o e pressionando a demanda pelo mesmo.
Questão 2 A grande maioria das empresas produtoras tem apenas planejada a logística tradicional, ou seja, aquela que se preocupa com o ciclo até a chegar às mãos do varejista ou mesmo do consumidor final Np máximo com o destino dos produtos danificados ou com defeitos da própria fabricação. Portanto o retorno a empresa é apenas esporádica e aí, nesse caso, aplicada a Logística Reversa.
A estratégia da Logística Tradicional é facilitada pelo uso crescente das embalagens descartáveis, pois após chegar a mercadoria ao destino final, consumidas, as embalagens são conduzidas aos lixões com raras exceções onde aí se destacam aquelas aproveitadas como renda pelos catadores (papelões, latinhas de alumínio e pets).
A utilização de embalagens descartáveis mesmo atendendo o desejo de grande parte da população consumidora pela facilidade de