Exercicio hong kong
Marco arquitetônico do século 20, o Aeroporto Internacional de Hong Kong tem o maior terminal de passageiros do mundo, que maravilha pelo tamanho, pela alta tecnologia e pela velocidade com que foi construído. Em forma de Y, o prédio ocupa uma área total de 516 000 metros quadrados, distribuídos em oito pavimentos – três abaixo e cinco acima do solo –, e 30 000 metros quadrados destinados a lojas e bancos. É preciso fôlego para dar a volta no terminal. Afinal, são cinco quilômetros de paredes de vidro. A infra-estrutura do aeroporto inclui 38 pontes de acesso aos aviões, 27 pontos para estacionamento de aeronaves e um hall de bagagens do tamanho do Yankee Stadium, de Nova York, por onde passam até 5 500 passageiros por hora. O empreendimento, com projeto do arquiteto inglês Norman Foster, custou 20 bilhões de dólares.
Inaugurado em junho de 1998, é junto ao Grande rio artificial de Líbia um dos dois projetos de engenharia mais caros da historia, levado a cabo por Foster and Partners. E o aeroporto novo, substitui o mais famoso aeroporto do mundo inteiro, oAeroporto internacional Kai Tak, fechado em 1998 e se erguerá uma villa olímpica de Hong Kong em 2008, na inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
A instalação foi construída a partir de una pequena ilha, Chek Lap Kok, que foi devastada pouco a pouco, colocando seus resíduos sobre o mar para ganhar terreno e formar uma ilha maior. Porque de sua localização nesta ilha, o aeroporto é também conhecido localmente como Aeroporto Chek Lap Kok.
Tem capacidade para transportar 35 milhões de passageiros ao ano e é empresa principal para Cathay Pacific, Dragonair, Hong Kong Express Airways, Hong Kong Airlines, Oasis Hong Kong Airlines e Air Hong Kong.
CONCEPÇÃO
Os arquitetos foram Foster and Partners.
Chek Lap Kok Airport foi concebido como um substituto para o ex-Hong Kong International Airport (comumente conhecido como Kai Tak Airport) originalmente construído em 1925.Localizado no