exercicio de oceanografia
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
Campus Universitário — Trindade Florianópolis — Santa Catarina
Curso de Geografia – Noturno
Disciplina - Oceanografia
Turma - 7304 – 2013/2
Professora - Lauren Belger
Acadêmico – Sérgio Manoel Barbosa - 12203901
Sobre o texto de Mello e Quental, 2000, responda as seguintes perguntas:
1) Por que não foram observados depósitos de sulfetos metálicos no Atlântico Sul? R: No Atlântico Sul não possui sítios hidrotermais, apenas algumas regiões possuem as condições ideais para formação de plumas hidrotermais.
2) Descreva a circulação hidrotermal, suas causas, consequências e importância. R: Cerca de 35 Km² de nova crosta oceânica é formada por ano nos centros de expansão. Este processo envolve a geração e resfriamento da litosfera oceanica e contribui com 75% da perda anual de calor do interior da terra( Pollack et al.1993).
Proporciona trocas químicas entre a água do mar e as rochas oceânicas.
Age como importante regulador da química dos oceanos e dos conteúdos voláteis do interior da terra.
É importante pela formação de depósitos minerais e por viabilizar a vida em ambientes de condições físico-químicas externas.
3) Qual a diferença entre fumarolas negras e brancas? Que tipo de depósitos minerais elas originam? R: Fumarolas Negras a temperatura dos fluidos hidrotermais encontra-se entre 300º C e 400º C rico em sulfeto de ferro e cobre, anidrita (sulfato de cálcio).Ocorrem nos deposito de tálus.
Fumarolas brancas a temperatura dos fluidos hidrotermais variam entre 20ºC e 300ºC, ocorrem em depósitos de sulfetos metálicos do tipo stockwork.
4) Há possibilidade de encontrar depósitos de sulfetos metálicos na Zona Econômica Exclusiva brasileira? R: Não. Os depósitos de sulfetos metálicos são encontrados em ambientes tectônicos onde são evidenciados processos hidrotermais associados a vulcanismo submarino, esse processo