Exercicio de informatica
O petróleo é um hidrocarboneto fóssil de origem orgânica encontrado em bacias sedimentares resultantes do soterramento de antigos ambientes aquáticos. Seus diversos subprodutos se apresentam em todos os estados de agregação: solido (asfalto, plástico, entre outros), líquidos (óleos lubrificantes, gasolina e outros combustíveis) e gasosos (gás combustível). Em suas formas de ocorrência natural, é utilizado há muito tempo: na vedação dos reservatórios de água construídos pelos incas; na pavimentação em conjunto com pedras, das estradas romanas (como a Via Ápia) e na vedação de antigas embarcações.
Desde a década de 1930, com a criação das primeiras indústrias petroquímicas, o petróleo é uma matéria-prima importantíssima, presente de forma constante em nosso cotidiano nas mais diversas formas: materiais de construção e de embalagem, ingredientes de tintas, de fertilizantes e de produtos farmacêuticos, alem de inúmeros tipos de plásticos. Ate mesmo as fabricas de chiclete utilizam petróleo como uma de suas matérias primas.
Sua utilização como fonte de energia iniciou-se em 1859, na Pensilvânia, Estados Unidos, quando Edwin Drake encontrou petróleo a apenas 21 metros de profundidade e passou a comercializa-lo com as cidades – para ser utilizado na iluminação publica , com as indústrias e com as companhias de trem- em substituição ao carvão mineral usado nas maquinas a vapor.
O petróleo, por ser liquido e apresentar maior facilidade de transporte que o carvão mineral, passou a Ser consumido em quantidades crescentes a cada ano. Embora o carvão mineral tenha sido a fonte de energia que impulsionou o crescimento industrial e econômico em diversos países desde o final do século XVIII, na primeira revolução industrial, esse papel foi assumido pelo petróleo no século XX, com o advento da segunda revolução industrial, principalmente depois da invenção do motor a explosão. O incremento do consumo foi acompanhado pelo surgimento de centenas de companhias