EXERCICIO DE ERP
1. Quais as três possíveis formas de implantação de um sistema de ERP? Explique cada uma das formas.
As três possíveis formas de implantação do sistema ERP são:
O big-bang: a entrada de funcionamentos de todos os módulos em todas as divisões da empresa simultaneamente.
O small-bang: a entrada em funcionamento de todos os módulos sucessivamente em cada divisão da empresa.
A implantação em fases: na qual os módulos vão sendo implementados por etapas
2. Qual a forma de implantação escolhido pela Universidade do estudo de caso, quais a justificativas da instituição para essa escolha, seus pontos positivos e negativos.
A forma de implantação escolhida foi o Big-bang. A universidade optou por implantar um sistema de gestão integrada para conferir maior agilidade aos processos, integrar e dar suporte ao novo modelo de gestão. Dentre os pontos negativos está o fato de que este modelo de implementação gera mudanças generalizadas na organização, geralmente fazendo com que a mesma tenha que modificar todos os seus processos. Em compensação, dentre os pontos positivos, o processo escolhido pela empresa é o mais vantajoso devido ao fato de poder dar a ela um retorno financeiro mais rápido.
3. O processo de implantação do ERP na instituição envolveu reengenharia dos seus processos? Caso tenha ocorrido, explique as mudanças ocorridas na organização.
Sim. Um dos principais motivos da implementação do ERP foi a mudança de estrutura funcional para matricial, onde o modelo anterior era mais burocrático e lento; mudanças de tecnologia, devido à adoção de novas ferramentas como o próprio sistema ERP; mudanças comportamentais, que estão ligadas à reação dos colaboradores e a resistência deles frente às mudanças tecnológicas e estruturais.
A reengenharia dos processos de negócio e mudança de estrutura são fatores de sucesso para implantação de um ERP.
4. Descreva com as suas palavras como foi a participação das pessoas no processo de implantação