Exercicio com adjuntos adverbiais
1. Sabemos que a locução adverbial é a união de duas palavras que possuem o valor de um advérbio. Diante das orações que seguem, transforme as locuções adverbiais em advérbio:
a- Tudo que ocorreu, com certeza, a família já sabia. b – Preciso me aproximar de forma direta às pessoas mais influentes. c – Com muita calma procuraremos solucionar o problema. d – O animal o atingiu com ferocidade, mas ele conseguiu escapar a tempo. e – A esperança e o otimismo são virtudes que devemos cultivar todos os dias.
2. (U. F. Viçosa) Em todas as alternativas, há dois advérbios, exceto:
a – ( ) Ele permaneceu muito calado. b - ( ) Amanhã, não iremos ao cinema. c - ( ) O menino, ontem, cantou desafinadamente. d- ( ) Tranquilamente, realizou-se hoje, o jogo. e – ( ) Ela falou calma e sabiamente.
3. Crie uma oração para cada adjunto adverbial indicado:modo, tempo, lugar, causa, intensidade, negação e dúvida.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Eis o seguinte poema. Leia-o atenciosamente:
“Poema só para Jaime Ovalle"
Quando hoje acordei, ainda fazia escuro (Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e