Exercicio AP 2
O estudo de tais serve de auxílio para entender e estudar o ser humano e seus feitos através dos anos.
No Evolucionismo, diz-se que o homem “primitivo” deveria chegar ao seu estado mais evoluído, ou seja, passar por uma direta e única evolução, tal é chamado de monogeísta. Porém há também a tese da poligenia, que dizia existir diversas formas de evolução, tal que cada lugar, dependendo de sua cultura, evoluiria de determinada forma, com outras visões, formas de agir, etc.
O Difusionismo é uma teoria que explica o desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro, de uma sociedade para outra, ou de um indivíduo para outro.
No Funcionalismo os estudiosos defendem que as conveniências biológicas determinam necessidades culturais do ser humano, assim não tendo preconceito com os outros povos e suas culturas, isso inovou o campo da interpretação na antropologia.
O Estruturalismo demonstra o termo “pensamento selvagem” que defende que cada pessoa, independente de cultura, o tem. Essa teoria põe o homem primitivo ao lado ou no mesmo escalão do evoluído, o que diz respeito às questões mentais, pois os dois têm o mesmo pensamento infiltrado em suas mentes.
Conhecendo cada teoria antropológica temos uma base para estudar e compreender a cultura dos povos, ver que não há cultura melhor ou pior, superior as outras, ou mais desenvolvida, mas que cada uma tem sua própria forma de ver e entender o mundo, portanto essas teorias são de importante auxílio no estudo da antropologia.