Exerc cios de Fixa o I
Sobre as Comunidades Primitivas
Nas comunidades primitivas, a família é a base social responsável pela inserção do jovem na vida adulta.
1. (V)- Nas comunidades primitivas, o excedente é partilhado para se evitar o acúmulo de riquezas nas mãos de poucos. Entretanto, a exploração alheia é permitida visando estabelecer rígidas hierarquias entre os seus habitantes.
2. (V)A cultura é o conteúdo da sociedade. Nas comunidades primitivas, por ser unitária, proporciona importante coesão social.
3. (V) A formação social, nas comunidades primitivas, se baseia essencialmente na propriedade privada e no acúmulo de riquezas.
4. (F) O filme Encantadora de Baleias exalta a sociedade moderna, científica e tecnológica, justificando a inevitável desagregação das sociedades tribais.
5. (V) O filme Encantadora de Baleias revela que a alegoria é fundamental para o resgate de antigas e importantes expressões culturais.
6. (V)Nas comunidades primitivas, a educação é oral e informal, realizada pela família. Os mais velhos ensinam as tarefas que introduzirão o jovem na sociedade.
7. (V) Nas comunidades primitivas, os mitos, os feitos heróicos e as histórias de guerras, criam o sentimento de identidade necessários para o espírito comunitário.
Noções do texto Cultura: O conteúdo da socialização aplicadas à análise geral
8. (V) Sendo um elemento da cultura e, portanto, importante para a contexto social, a tecnologia rudimentar presente nas antigas comunidades demonstram uma sociedade muito dependente da natureza.
9. (V) Os valores, elemento essencial para a formação de uma cultura, estiveram fortemente presentes na sociedade grega. O valor fundamental entre os gregos era a aprendizagem de técnicas de construção de casas, pontes, templos, etc.
10. (V) A ciência e a tecnologia, elementos da cultura, estão presentes na sociedade escravista grega. Por estarem separadas, refletem na formação social a existência de dois