Exerc cio redes de computadores
CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
JOANA VILHENA DA SILVA
ATIVIDADE
MACAPÁ
2015
1) O que consiste uma rede e quais as funções de seus seis dispositivos?
Uma rede consiste de dois ou mais computadores e outros dispositivos que compartilham informações entre si. Nesse contexto, para que uma rede de computadores possa ser formada deve-se levar em consideração alguns dispositivos essenciais para um bom desempenho que são:
Placa de rede: A placa de rede é o hardware que permite aos computadores trocar informações entre si através da rede, porquanto sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da mesma.
Cabo: Cada cabo de rede possui várias especificações para isso é necessário identificá-lo. Pode ser classificado em categorias, que indicam a qualidade do cabo, frequência máxima e velocidade de transmissão suportada por ele. Dessa forma cada categoria é composta por um conjunto de características técnicas e de normas de fabricação, que precisam ser atendidas pelos fabricantes.
Topologias físicas e lógicas: A topologia física é a maneira como os cabos conectam fisicamente aos computadores, isto é, ela pode ser representada de várias maneiras e descreve por onde os cabos passam e onde as estações, os nós, roteadores e gateways estão localizados. As mais utilizadas e conhecidas são as topologias do tipo barramento, estrela e anel. A topologia lógica, por sua vez, é a maneira como os sinais fazem o tráfego através dos cabos e placas de rede, ou melhor, ela descreve o fluxo de dados através da rede. Os tipos mais comuns de topologias lógicas são o Broadcast e a passagem Token.
Arquiteturas: É um conjunto de camadas e protocolos de rede. Além disso, cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede. A especificação dela deve conter informações suficientes para permitir que um implementador desenvolva o programa ou construa o hardware de