Exerc cio Leandro Konder
382 palavras
2 páginas
Exercício Leandro Konder – Professora BeatrizRonaldo Goes Psicologia Social Turma 02339 – Noturno 23/05/2015
Análise do autor Leandro Konder, sobre o poema “A Mesa”, de Carlos Drumond de Andrade.
Conforme Leandro Konder, Carlos Drumond de Andrade relembra momentos vividos pela sua família, que se mostra ser uma família patriarcal e extremamente conservadora, CDA fala bastante do pai (já falecido) durante o poema, também de seus irmãos e de sua mãe que é lembrada como uma pessoa muito boa e trabalhadora, sempre servindo as vontades de seu pai. CDA relembra um momento em família, em que todos estão reunidos em uma mesa comemorando o aniversário de seu pai. “A escrita de Drumond é tão detalhada neste poema, que nos sentimos realmente como se estivéssemos sentados juntos aquela mesa”. Neste poema fica bastante claro também que seu pai gostava de beber, e este era um dos motivos pelo qual frequentemente se desentendia com ele.
Leandro Konder cita uma parte do poema onde fica claro uma determinada crítica feita por CDA ao modelo patriarcal de sua família, pois não havia nenhuma forma de expressão de amor e carinho por parte de seu pai aos seus irmãos e sua mãe. Leandro comenta uma passagem, argumentando sobre aquela espécie de família que hoje já foi extinta, afirmando também que as relações de amor entre as famílias atuais são muito superiores às famílias daquele tempo. Pra mim ficou bastante claro que seu posicionamento é contrario a família patriarcal, que nos dias de hoje já foi liquidada.
Conclusão: Após ter conhecido os autores Carlos Drumond de Andrade e Leandro Konder, concluo que a questão da família patriarcal não sofreu uma crise, mas sim uma transformação, pois com o passar dos tempos, os costumes patriarcais (onde os homens eram proprietários de sua esposa, filhos e bens), foram se transformando devido à criação de leis necessárias para o desenvolvimento social, e aos poucos o homem foi perdendo sua superioridade, e a mulher foi ganhando espaço e