Exemplos de como o homem afeta os Ciclos Biogeoquímicos
O ciclo da água é simples e constante: EVAPORAÇÃO - CONDENSAÇÃO - PRECIPITAÇÃO.
1. Nas cidades a impermeabilização do solo com a construção desordenada de ruas e habitações impede com que a água da chuva penetre no solo, causando ações diretas como enchentes e as doenças provenientes desta, e ações indiretas imediatas como a não infiltração desta água onde abasteceria continuamente os lençóis freáticos.
2. A água quando cai sob a forma de chuva, dissolve gases presente na atmosfera, oxigênio (O2), nitrogênio (N2), e o gás carbônico (CO2), formando o ácido carbônico (H2CO3), um ácido fraco. Portanto toda chuva é ligeiramente ácida. Em regiões onde o ar é poluído, devido a grandes concentrações de óxido de enxofre (SO2) e óxido de nitrogênio (NO2) ocorre a chuva ácida.
3. O desmatamento além de aumentar o assoreamento dos rios, reduz a evapotranspiração, que é de grande importância para o ciclo hidrológico. Como exemplo a Floresta Amazônica, o aumento do desmatamento causa o assoreamento dos rios, sem a evaporação produzida na floresta, não teríamos a formação de massas de ar que precipitaria naquela região, reduzindo assim o volume das chuvas. Outras regiões seriam afetas também, pois, essa massa de ar formada ali percorre milhares de quilômetros despejando a água contida nela em outras regiões muito distantes.
4. O constante uso de defensivos agrícolas também causa grandes danos ao ambiente, quando estes são carregados para os corpos d água causando uma eutrofização daquele ambiente ou quando infiltrado no solo atinge os lençóis