Ciclo biogeoquímico da água
Na natureza, há um permanente intercâmbio de água entre os seres vivos, o ar, o solo e o oceano. A água determina o grau de umidade do ar e do solo, afeta os climas e os ventos.
Por fim, o ciclo da água é a grande circulação da água sobre o nosso planeta.
Ciclo biogeoquímico nada mais é que um percurso realizado por um elemento químico na natureza, essencial à sobrevivência dos seres humanos. O nome é dado por este formar organismos vivos (bio) e ambiente geológico (geo), intervindo através de mudanças químicas (químico). Nele, há interação conjunta e contínua entre o meio físico (abiótico) e os seres vivos (biótico), através de trocas de elementos nos dois sentidos, mantendo os dois meios constantes.
Pode-se considerar a água como um recurso estratégico para a humanidade, uma vez que é responsável pela vida no planeta terra,promove a biodiversidade, a produção de alimentos e mantém todos os ciclos naturais.Portanto,a água tem importância para a ecologia,a sobrevivência biológica das espécies e ainda para o desenvolvimento econômico e social.
A água passa por vários estados, aparecendo na forma líquida, sólida ou gasosa. Quando estudamos como esse fenômenos ocorrem na natureza,falamos em ciclo da água.
É imensa a quantidade de água nos lagos, rios e mares, e, nos seres vivos, não vem a ser diferente. Ciclo da água é o conjunto de todos os movimentos e mudanças de estado da água, no planeta Terra.
O que é a evaporação?
É a passagem do estado líquido ao estado