Exemplos de campos
Aluna: Marina Moraes Andrade Enfermagem 2° período
Exemplos de campos:
Gravitacional:
Método de Rolfing
O Rolfing é um processo de reestruturação corporal e educação do movimento, através da manipulação do tecido conjuntivo (fáscia). Tem como principal objetivo promover mudanças na estrutura física, possibilitando uma relação mais harmoniosa com o campo gravitacional, ou seja, melhor alinhamento vertical do corpo humano.
As manipulações do Rolfing são muito diferentes da maioria de outras técnicas, por atuarem de forma muito profunda no corpo. Sua massagem não é relaxante, pode causar dor e desconforto durante o tratamento. Isso acontece porque a pressão e o calor das mãos são necessários para remodelar a fáscia.
Com o Rolfing, o corpo ganha mais equilíbrio e mais mobilidade, não precisando “lutar” com a gravidade. Os movimentos do corpo tornam-se mais fáceis, as funções vitais tornam-se mais eficazes e o indivíduo ganha uma nova dimensão. Atingindo assim, todas as áreas da vida: física, mental e emocional.
O Rolfing parte da constatação de que a força da gravidade exerce uma das mais significativas e menos compreendidas influências na estrutura e função do ser humano. A reação de nossa estrutura à força da gravidade varia de acordo com a forma com que nos posicionamos e o modo como nos movimentamos, numa contínua interação entre o campo energético, que é o homem, e o campo gravitacional, que é o meio ambiente, sendo dificultado ou facilitado por este.
Na Integração Estrutural, a gravidade é o terapeuta. Quando se estabelece uma verticalidade e uma simetria adequadas, a força gravitacional flui através do corpo e o sustenta, eliminando desconfortos crônicos decorrentes de sua ação sobre um corpo desalinhado. Para estabelecer um relacionamento harmônico com a gravidade, a estrutura do corpo humano requer um alinhamento vertical equilibrado em torno de um eixo central.
Eletromagnético:
Sabemos que o