exemplo
( Imagem 1/2 ) Karl Lagerfeld nasceu em 10 de setembro de 1938, em Hamburgo, Alemanha. Seu pai era sueco, de uma família de banqueiro.
Lagerfeld levou uma infância protegida, aprendendo cedo para falar fluentemente francês, Inglês e Italiano.
Quando ele tinha apenas 14 anos, Lagerfeld foi enviado para Paris para estudar, até que ele ganhou um prêmio por um casaco de lã da Secretaria de lã em 1954 (o mesmo concurso em que Yves Saint Laurent ganhou um prêmio por um vestido ).
Pierre Balmain, então, ofereceu a Lagerfeld um emprego para trabalhar em sua casa de alta costura. Em 1958, aos 20 anos, ele se tornou projetista-chefe para a casa de Jean Patou, onde trabalhou até 1963, projetando duas coleções a cada ano. Mas ele cresceu entediado e precisava de mais desafios para a sua criatividade frenética de moda. Em 1964 achou que não queria mais trabalhar com moda. Foi para a Itália, estudar história da arte. Porém um ano mais tarde estava de volta ao mundo da alta costura, colaborando como free lance para as marcas Chloé, Krizia e para a grife de calçados Charles Jourdan. ( Imagem 3 )
Em 1967, passou a fazer parte da Fendi, como estilista consultor. Inovador, ele começou a utilizar matérias-primas que até então jamais haviam feito parte dos hábitos da empresa.
Usando peles de toupeira, coelho e esquilo, consideradas pouco nobres para criações requintadas, e tingindo-as de cores ousadas. ele colocou a Fendi na liderança absoluta do setor, além da conquista de vários prêmios internacionais. ( Imagem 4 )
Em 1983 ele chegava a um dos postos mais cobiçados do mundo da moda - a direção de criação da casa Chanel. A notícia espantou, a princípio, os que faziam parte desse mundo: havia uma grande diferença entre o estilo atrevido de Lagerfeld e o estilo discreto e refinado de Chanel. ( Imagem 5) Lagerfeld surpreendeu o mundo da moda por mais uma vez ramificando-se e criar sua linha de pret-à-portê, chamada "Karl Lagerfeld" e uma linha de menor