Exemplo do balanço social
BALANÇO SOCIAL 2004
Março de 2005
1. CARACTERIZAÇÃO DOS EFECTIVOS
No final de 2004 o IQF registava um total de 81 efectivos, menos 4 trabalhadores que no ano anterior. No que concerne à distribuição por género, o sexo feminino continua a predominar, representando as mulheres 81% do total dos trabalhadores do organismo.
Gráfico 1 – Efectivos por género segundo a carreira
[pic]
Cerca de 70% dos funcionários integra a carreira técnica superior, o que se relaciona com as habilitações académicas, em que predominam as formações superiores. No total dos funcionários registam-se apenas 6 pessoas com 9 anos de escolaridade ou menos.
Gráfico 2 – Efectivos por nível de escolaridade (%)
[pic]
A idade média dos efectivos do IQF, em 2004, situava-se nos 38 anos. O grupo etário com maior representatividade no conjunto dos efectivos é o dos 30-34 anos (35%).
Gráfico 3 – Efectivos por escalão etário
[pic] Ao quadro do IQF encontram-se vinculados 80% do total dos efectivos, sendo que os restantes são situações de requisição e contratos realizados ao abrigo do Decreto-Lei nº 280/2000, de 10 de Novembro (8 contratos administrativos de provimento).
Gráfico 4 – Efectivos segundo a relação jurídica de emprego
[pic]
O forte peso de grupos etários jovens no organismo, reflecte-se na estrutura de antiguidade, uma vez que a grande maioria dos efectivos (cerca de 71%) tem até 5 anos de antiguidade na função pública.
Gráfico 5 – Efectivos segundo a antiguidade na função pública
[pic]
Dois efectivos, do sexo masculino, beneficiam de redução fiscal, em virtude da sua deficiência.
Todos os trabalhadores do IQF têm nacionalidade portuguesa.
2. MOVIMENTOS DE PESSOAL
Ao longo deste ano foram admitidos 5 funcionários e verificou-se a saída de 9, pelo que houve uma