Exemplo de jornal escolar
Inovações Tecnológicas
Nesta edição:
Inovações Tecnológicas: Combate ao offflavor em pescados cultivados: O que é?,
Qual sua causa? E como combater estes desagradáveis fatores que podem surgir em pescados cultivados.
1
Combate ao off-flavor em pescados cultivados
Entrevista: Produção 2 de tilápias no Brasil, regiões mais favoráveis para criação da espécie e atual situação frente ao mercado nacional e internacional.
Navegue Legal: Em sua primeira edição abordará um tema pouco conhecido: O código de pesca brasileiro.
4
Curiosidades: O incrível “Peixe Lua”
5
Acontece: Notícias do 6 instituto, tendo como destaques o 1° Simposio de Recursos Pesqueiros da Paraíba
(SIMPEQ)
Interatividade:
Caça-Palavras
7
Off-flavors são odores e/ou sabores indesejáveis nos peixes, moluscos ou camarões de cativeiro, muitas vezes descritos como cheiro ou sabor de barro e mofo. Dessa forma, o off-flavor pode tornar o pescado cultivado permanentemente ou temporariamente inegociável, uma vez que consumidores podem até relutar em fazer uma nova compra depois de adquirir um produto com sabores inaceitáveis.
No Brasil e no mundo, muitos produtores não se preocupavam com esse problema, provavelmente devido à tradição dos consumidores em pensar que peixes de água doce apresentam gosto de barro. Por outro lado, a profissionalização dos produtores e a necessidade de ofertar pescado com qualidade fez com que o off flavor recebesse maior atenção.
Comumente esses sabores indesejáveis são provocados por algas cianofíceas ou algas azuis. Essas microalgas produzem substâncias que podem ser absorvidas através das brânquias ou ingeridas durante a alimentação. Geralmente os sabores são referidos como mofo devido ao 2-metil-isoborneol
(MIB) e lama devido à geosmina (GEO). A presença e a intensidade do off flavor tende a variar sazonalmente e são associados a grandes florações de fitoplâncton, tipicamente em