Exemplo De Ficha De Leitura
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Produção de Textos
SEMESTRE: 2015/1
Prof. Esp. Ramon Ferreira Santana
Aluna: _____________________________
FICHA DE LEITURA
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. No prelo.
Objeto: Configuração, dinamicidade e circulação dos gêneros textuais.
Objetivo: Apresentar o que são gêneros textuais, suas variedades, classificações e formas de utilização.
Principais conceitos: - As classificações são sempre recorrentes do objeto e não agrupamentos naturais, por isso são sempre de base teórica.
- Gêneros são o que as pessoas reconhecem como gêneros a cada momento do tempo, seja pela denominação, institucionalização ou regularização.
- Os gêneros são rotinas sócias do nosso dia-a-dia.
- O estudo dos gêneros textuais é uma fértil área interdisciplinar com atenção especial para o funcionamento da língua e para as atividades culturais e sociais.
Principais conclusões: Após a leitura do texto, pode-se afirmar que a circulação dos gêneros textuais é, portanto um dos aspectos mais fascinantes na sociedade, considerando que o mesmo contribuirá significativamente para o aperfeiçoamento da nossa linguagem e escrita.
Comentários Pessoais: Considerando que somos seres sociais e que necessitamos dos gêneros textuais cotidianamente o texto nos trás contribuições para que possamos aprimorar nosso dia-a-dia. O gênero textual é a forma como a língua é empregada nos textos em suas diversas situações de comunicação, de acordo com o seu uso temos gêneros textuais diferentes. É importante lembrar que um texto não precisa ter apenas um gênero textual, porém há apenas um que se sobressai. Os textos, tanto orais quanto escritos, que têm o objetivo de estabelecer algum tipo de comunicação, possuem algumas características básicas que fazem com que possamos saber em qual gênero textual o texto se encaixa. Algumas dessas características são: o tipo de assunto