Exemplo Artigo
NAS APLICAÇÕES WEB COM ASP.NET MVC
Marcus Vinícius Ayo Theodoro da Silva1
Jefferson Antonio Ribeiro Passerini2
RESUMO: Este artigo tem o objetivo de abordar o emprego da ferramenta ORM Entity
Framework para a persistência de dados na plataforma .NET e destacar os aspectos da utilização desse framework, os benefícios e desvantagens de seu uso. São apontadas as características do desenvolvimento utilizando persistência de dados, fora desenvolvida uma aplicação simples demonstrando as diferenças nas classes de acesso a dados, uma com o modo tradicional e outra utilizando a ferramenta ORM. Os resultados alcançados com base na aplicação desenvolvida, demonstram que há um ganho enorme de produtividade em relação a utilização das técnicas de persistência tradicional.
Palavras-Chave: ASP.NET MVC. Entity Framework. ORM. Persistência de Dados.
1 INTRODUÇÃO
Durante o desenvolvimento de uma aplicação (Desktop, Web, Mobile, etc), os desenvolvedores não devem apenas se preocuparem com a plataforma e/ou a linguagem que deverá ser utilizada para elaboração do projeto. Deve-se ressaltar também a importância de um banco de dados que sem dúvida é indispensável, mas que traz muita preocupação por parte dos desenvolvedores, em função das diferenças de conceitos existentes entre o modelo relacional e/ou o modelo orientado a objetos, isso pode causar obstáculos que na maioria das vezes acaba retardando o projeto ou então acumulando atividades.
Normalmente temos um banco de dados revisado, estruturado a partir das classes abstraídas do modelo conceitual e pronto para ser usado. Sendo assim, a principal missão é fazer com que a aplicação se comunique com o mesmo, acessando esses dados, manipulando-os da forma desejada e se necessário devolvendo-os a fonte. Pensando na possibilidade de melhorar a produtividade, o desenvolvimento de software3 sofreu várias modificações ao decorrer dos anos, isso contribuiu para que
1 Marcus