Exemplo de Artigo
Inicialmente, o texto diz que o ser humano se destaca em relação aos outros animais, por ser o único ser dotado de razão, tem capacidade de se relacionar e ultrapassar a realidade imediata. E logo após, indaga qual a necessidade do conhecimento. O conhecimento ajuda a compreender a realidade e é uma forma de estar no mundo. Com ele aprendemos que não somos algo pronto, e sempre nascemos a cada conhecimento adquirido.
Em seguida, o texto fala que o homem tem três capacidades em relação ao conhecimento. Essas capacidades são: fazer conhecimento, usar o conhecimento, e se posicionar diante do conhecimento.
O fazer conhecimento é a capacidade de livrar-se de certezas absolutas e poder reavaliar as certezas a respeito da realidade, e a capacidade de conhecer. Pois a essência de quem cria o conhecimento é diferente da essência de quem o modifica ou o repete, posteriormente. Lembrando que o fazer conhecimento não é espontâneo, mas um processo.
O usar o conhecimento é a capacidade de usar algo que já foi feito, porém fazendo isso, perde-se a capacidade de nascer de novo, pois há o uso de algo já feito.
E o posicionar-se diante do conhecimento é a integração do resultado entre o fazer conhecimento e o resultado do usar o conhecimento. Já que o homem faz o conhecimento, e tem a necessidade de utiliza-lo para esclarecer possíveis problemas.
Com o texto, aprende-se a necessidade do conhecimento, como o fazer conhecimento está ligado ao ser humano, e como o indivíduo deve usá-lo. E por último, a maneira como o ser humano deve posicionar-se diante do conhecimento, pois uma vez criado, não há como voltar atrás. Com a cabeça posicionada no mesmo, o indivíduo está criticamente no mundo.
Palavras-Chave: Conhecimento, Ser Humano.