Exegese 1 co 14.01-12
DEPARTAMENTO DE TEOLOGIA EXEGÉTICA
EXEGESE DAS CARTAS PAULINAS
EXEGESE
I CORÍNTIOS 14:1-12
Trabalho apresentado ao profº
Goiânia / GO
Novembro – 2000
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
I - CONTEXTO HISTÓRICO GERAL 5 1. A Cidade e o seu Povo: 5
II. TEXTO ORIGINAL E TRADUÇÃO 19
III - CONTEXTO LITERÁRIO 22 1. Esboço Geral: 22 2. Contexto Histórico da Passagem: 24 3. Estrutura de I Coríntios 14: 1-12: 27
IV - CONTEXTO HISTÓRICO ESPECÍFICO 29
V - ARGUMENTAÇÃO TEOLÓGICA 34 1. A Preferência pelo Dom de Profecia: vs. 1 e 5 34 2. As Razões de Paulo: vs. 2-4: 42 3. Edifica a comunidade só o que é inteligível: vs. 6-12 51
CONCLUSÃO 55
BIBIOGRAFIA 58
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo tempos em que movimentos miraculosos e prodigiosos como o apego ao dom de línguas, profecias, sinais e maravilhas, estão no auge e bastante vivo em nossos dias entre os vários seguimento “religiosos”, e principalmente entre os neopentecostais.
É de tal ordem estes movimentos, de modo que muitos questionamentos se fazem necessários: tais fenômenos são de que natureza? Divina ou demoníaca? Se são de natureza divina por que tão poucas mudanças na vida da sociedade em que a Igreja está inserida? Como avaliar a veracidade de tais prodígios e fenômenos miraculosos? E se são divinos qual deveria ser o uso correto dos mesmos?
Esta situação nos lança para problemas semelhantes em que vivia a Igreja de Corinto, em meados do primeiro século. Várias manifestações sobrenaturais no ceio da igreja misturadas a problemas de divisão, orgulho, imoralidade, invejas e outros, geraram dúvidas quanto a genuinidade daquelas manifestações. Cônscio desta situação através de informações vindas da casa de Cloé, um membro da igreja, e de uma carta enviada pela igreja, Paulo se dispões a exortá-los e instruí-los segundo a verdade.
Por isso, a porta de entrada que