Execução de alvenaria estrutural
Willian Araujo de Oliveira Chagas
1. Documentos de Referência para o Início do Serviço.
Projeto de arquitetura, de alvenaria estrutural, instalações hidráulicas, instalações elétricas, impermeabilização e de esquadrias, quando houver.
Fichas de verificação FVS 7.5.1-38 – Alvenaria Estrutural em Blocos de Concreto
1. Normas de referência: • NBR 6136: Blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural • NBR 8798: Execução e controle de obras em alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto; • NBR 10837: Cálculo de alvenaria estrutural de blocos de concreto.
1. Método Executivo:
1. Condições para o Início da Execução do Serviço.
O local deve ser limpo, removendo a poeira, materiais soltos, pregos, pontas de aço sobressalentes e materiais estranhos depositados sobre a laje. Os eixos principais devem ter sido transferidos para o pavimento de trabalho.
2. Execução da Marcação da Alvenaria.
Conferimos junto com o Engenheiro responsável pela obra o nível da laje por meio de um nível a laser ou mangueira de nível, tomando como referência o ponto crítico (menos espesso). Assentamos a fiada de marcação de acordo com as medidas de projeto de alvenaria estrutural, observando as dimensões dos vãos das portas. A fiada de marcação deve ser verificada quanto ao posicionamento, esquadro e arranques de grautes, executamos conforme o projeto de modulação da 1ª (primeira) e 2ª (segunda) fiada. A espessura da argamassa de assentamento da primeira fiada não pode ultrapassar 2 (dois) centímetros.
3. Execução da Elevação da Alvenaria
Os blocos que irão conter as janelas de visita nas bases das colunas de grauteamento são devidamente preparados, com a execução de furos de dimensões mínimas (7,5 cm de largura por 10 cm de altura). Os blocos devem ser inseridos ou