Exclusão e Discriminação
De
Português
Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros
Professora: Jaécia Bezerra de Brito
Aluno: Guilherme Raoni Gomes Simões
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 9º Turma: “A” Turno: Matutino
Data: 19/11/14
Assunto: Discriminação e Exclusão
Introdução
Antes de começar o texto sobre discriminação e exclusão, vamos saber a diferença entre ambas as partes.
Saber o quê é, como é tratado.
Isso tudo posto acima será retratado nesse trabalho.
O que é Discriminação:
Discriminação é um substantivo feminino que significa distinguir ou diferenciar. No entanto, o sentido mais comum desta palavra aborda a discriminação como fenômeno sociológico.
A discriminação acontece quando há uma atitude adversa perante uma característica específica e diferente. Uma pessoa pode ser discriminada por causa da sua raça, do seu gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação social, etc.
A discriminação racial é das formas mais freqüentes de discriminação, e consiste no ato de diferenciar, excluir e restringir uma pessoa com base na sua raça, cor, ascendência ou etnia. Existe também a discriminação social (quando uma pessoa é tratada de forma desigual por pertencer a uma classe social diferente) e religiosa (quando uma pessoa é marginalizada por causa da sua religião).
Tendo em caso o quê é discriminação, podemos entender que isso é uma forma maldosa de tratamento com outras pessoas. Cada um,tem seu jeito de ser, viver, fazer o que tiver certo para sua vida. Muitas pessoas que cometem a discriminação se arrependem, pedem perdão.
Voltam atrás porquê sabem que estão erradas logo após a ficha cair. Muitos não pedem desculpas, não voltam atrás. Eles tem plena consciência do que estão cometendo.
Se levado a justiça ou a um local de causa maior, suas atitudes podem ser penalizadas.
A discriminação é originada em um preconceito, e por isso estes dois conceitos, apesar