Excesso De Informa O
Por Fernando Rebouças
No mundo atual, o volume de informações e dados que são publicados e transmitidos é multiplicado por 10 a cada 5 anos. Segundo analistas, no ano de 2013, haverá a circulação de cerca de 667 exabytes circulando pela Internet.
Propiciar maior acesso à informação e interatividade virtual é uma das primícias de programas sociais por parte de governos de países de economia emergente, para que, no decorrer do século 21, não exista uma grande massa de pessoas analfabetas digitalmente. Por outro lado, há algo que preocupa nas questões sociais e psicológicas: como educar cada pessoa a filtrar e selecionar as melhores informações trocadas e recebidas pela Web?
Desde o início deste texto, você deve estar se perguntando: O que é exabyte? Para quem não tem muita intimidade com a linguagem da informática, cada arquivo ou dado que se armazena e envia em um computador ou dispositivo móvel, como um pendrive, possui um tipo de “peso” que crescentemente seguem, popularmente na seguinte ordem: byte, kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, petabyte e exabyte. Essa lista continua:
1 byte (B)
8 bits (b)
1 kilobyte (kB)
1000 bytes
1 megabyte (MB)
1000 kilobytes
1 gigabyte (GB)
1000 megabytes
1 terabyte (TB)
1000 gigabytes
1 petabyte (PB)
1000 terabytes
1 exabyte (EB)
1000 petabytes
1 zettabyte (ZB)
1000 exabytes
1 yotabyte (YB)
1000 zettabytes
O exabyte significa 1 bilhão de gigabytes. Saindo da área técnica da informática e retornando ao estudo de quantidade de acessibilidade, segundo os estudiosos da área cognitiva, a evolução da quantidade de armazenamento e transmissão de informação acelerada pela Internet poderá ocasionar no risco do cognitive overload nas pessoas, em português significa sobrecarga cognitiva e se refere ao trabalho de aprendizagem cerebral acima de sua demanda natural.
Nesse estudo há o aspecto social, segundo a revista Economist, entre os anos de 1990 e 2005, a classe média em todo o mundo aumentou em 1 bilhão de