excel
Com as calculadoras científicas tínhamos aparelhos, especificamente, desenvolvidos para facilitar a entrada e os cálculos de diversos tipos de funções trigonométricas. Assim entrar ângulos, tais como 23º 15' 35" (vinte e três graus, 15 minutos e 35 segundos) era moleza, assim como entrar com Radianos, etc. Somar , subtrair, e calcular seno, cosseno, tangente, e etc, super moleza.
Hoje, com as planilhas tipo Excel, e outras, que são softwares genéricos - não apenas científicos - temos que dar uma pequena "volta" para chegar aos resultados esperados. Mas vamos ser honestos: só precisamos fazer uma única vez, e depois é só digitar e "colher" os resultados, de bandeja.
Vamos dividir nosso problema em duas partes:
1ª parte: Como representar as medidas em grau, minuto e segundo no Excel;
2ª parte: Como calcular as funções trigonométricas com os argumentos obtidos na 1ª parte;
1ª Parte:
Para termos cálculos com graus teremos de lançar mão de formatação similar, que é a Hora medida em horas (que poderíamos chamar de graus) minutos (os próprios) e segundos (idem). Para tal devemos escolher o formato mais adequado, que no Excel deve ser o formato obtido através da seqüência abaixo, necessário para os cálculos aritméticos com os ângulos:
1. Selecione o menu Formatar * Células;
2. Clique na aba Número;
3. Clique no formato Hora;
4. Selecione o formato 26:30:55 (perceba que é diferente do formato 13:30:55 , já que este só representa o formato até 1 dia (no caso 24 horas) limite que para graus não cabe, já que podem ser mais de 24 graus);
Na célula que conterá o ângulo final, de uma soma por exemplo, devemos aplicar outro formato, obtido através da seqüência abaixo:
1. Selecione o menu Formatar * Células;
2. Clique na aba Número;
3. Clique no formato Número;
4. Selecione quantas