adjetivo
Objectivos: - Identificar o adjectivo nos dois graus em estudo:
- aplicar o grau superlativo do adjectivo em situações práticas.
Conteúdos:
Adjectivo no grau superlativo absoluto sintético e adjectivo no grau superlativo absoluto analítico.
Estratégias: diálogo interactivo a partir de uma adivinha.
Recursos: caderno, caneta, lápis quadro, giz, cadernos...
Avaliação: contínua (oralmente e por escrito)
Motivação: O professor conta uma adivinha como forma de motivar os alunos.
Desenvolvimento:
O professor faz a motivação da turma através da seguinte adivinha:
Qual é a coisa, qual é ela que por fora é de palha, por dentro é branca e no meio tem um poço de água Posteriormente, ele pergunta aos alunos, como forma de testar o conhecimento prévio dos mesmos, se a adivinha tem alguma relação com o conteúdo das aulas anteriores e porquê. A seguir, ele faz a apresentação do conteúdo da aula, dizendo antes que vão continuar com o estudo dos adjectivos, mas debruçando-se sobre o grau destes (Grau Superlativo Absoluto Sintéctico e Analítico).
Pega na adivinha e pergunta aos alunos se é possível dar outra intensidade ao adjectivo presente no texto e, a partir daí, começa a explicar o conteúdo da aula com a participação destes, mostrando-lhes como colocá-lo nos dois graus, sem esquecer de fazer referência aos casos particulares de formação do superlativo, exemplificando-os.
Apresenta o registo das definições dos dois graus e, posteriormente, dá um pequeno texto para a leitura seguido da identificação dos graus. Os alunos serão levados a redigir um texto com adjectivos nos dois graus em estudo.
Faz-se a síntese da aula e, posteriormente, o sumário será escrito no quadro com ajuda dos alunos.