Exaustor Eólico
elétrica
Aline Bruna Silva Machado; Nayara Gomes Franco; ...
Maria Eugênia da Costa Machado (Orientadora) Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
alinebsm@hotmail.com; nayaragfranco@hotmail.com; maria.eugenia@prof.unibh.br.
_____________________________________________________________________________________
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar o exaustor eólico, projetado com o princípio de renovar a massa de ar quente, odores, fumaças e pó em diversos ambientes.
Para efeito de aprimorar o trabalho obteve-se orientações das disciplinas de Cálculo Integral que contribuiu com a área do galpão, Mecânica dos Fluidos que contribuiu com a viscosidade necessária para o gerador e Física Mecânica que orientou o funcionamento do exaustor.
Para seu funcionamento utiliza-se o vento externo: a mais leve brisa e o ar quente ascendente (Efeito chaminé), como energia. O vento que incide sobre o aparelho provoca a rotação e consequentemente forma um vácuo no interior do exaustor. Devido ao formato aerodinâmico das aletas, a massa de ar do ambiente desloca-se para fora através deste vácuo. Em caso da ausência de ventos, o ar quente ascendente do ambiente exerce pressão no rotor, o que provoca o giro.
A ventilação tem como finalidade melhorar as condições do meio ambiente mantendo a temperatura, a velocidade do ar e a concentração de poluentes em níveis considerados satisfatórios. Proporciona conforto e produtividade, protegendo adequadamente os seres humanos, produtos e equipamentos.
Pensando neste movimento do rotor, apresentamos o projeto do exaustor eólico para obtenção de energia elétrica.
A exaustão ininterrupta do ar quente dentro dos ambientes onde se utilizam exaustores é o que nos levou a considerar como totalmente possível o aproveitamento da energia desprezada.
Foram feitas pesquisas sobre fontes alternativas, técnicas de uso, tempo para