EXAMES
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
EXAMES COMUMENTE SOLICITADOS- Nutrição e dietética
Liziane Bitencourt- TE01
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Santiago- RS
2014
EXAMES COMUMENTE SOLICITADOS
Albumina
O que é Albumina?
A albumina é uma proteína encontrada no sangue. A proteína ajuda no transporte de muitas outras proteínas, hormônios, vitaminas, medicamentos e nutrientes em nosso organismo. É produzida no fígado e é a proteína mais abundante no plasma sanguíneo.
Níveis baixos
Níveis baixos de albumina são vistos em doenças hepáticas, em doenças renais e quando há desnutrição.
Níveis altos
Níveis altos de albumina são observados na desidratação, mas o exame não costuma ser usado nesse caso.
Valor de referencia
Valores normais
Adultos 35-55 g / litro
Transferrina
O que é Transferrina?
A transferrina é uma glicoproteína de transporte e carreia o ferro no plasma e no líquido extracelular para suprir as necessidades teciduais. Aparece como uma banda distinta na eletroforese de proteínas e é o maior componente da fração betaglobulina. A maior parte é sintetizada pelo fígado, e o restante, por diferentes partes do corpo. A ligação com o ferro é estável em condições fisiológicas, mas a dissociação pode ocorrer em meio ácido. É capaz de se ligar a outros elementos, como cobre, zinco, cobalto e cálcio, mas, com exceção da ligação ao cobre, não há significado fisiológico.
Níveis baixos
A diminuição dos níveis de transferrina pode ser observada nas doenças hepáticas e em situações clínicas com perdas protéicas, como certas enteropatias, síndrome nefrótica e desnutrição, além de ser um bom marcador de desnutrição em pacientes hospitalizados. Níveis baixos podem ser encontrados em uma variedade de estados inflamatórios agudos e crônicos e na malignidade.
Níveis altos
Elevados níveis de podem indicar tanto uma deficiência