Exame economia
2. As falácias constituem riscos sérios da análise económica. Se o economista assumir que sempre que o preço do petróleo aumenta, as pessoas viajam menos de avião, poderá estar a incorrer na: Falácia do post-hoc; a) b) Falácia da composição; c) Falácia da fobia aérea; d) Todas as anteriores. 3. Os bens públicos puros caracterizam-se pelas propriedades de: a) Rivalidade no consumo; b) Não rivalidade no consumo e impossibilidade de exclusão; c) Serem gratuitos para todos os agentes; d) Só existirem nas sociedades mais desenvolvidas.
4. O cálculo do PIB pela óptica da despesa leva em consideração: a) b) c) d) Apenas as despesas em consumo das famílias e o investimento directo no exterior; O consumo publico e as remessas dos migrantes; O somatório dos juros, rendas, lucros e salários; Nenhuma das anteriores.
5. Se, no âmbito da função consumo, c = 0,7, tal significa que: a) As famílias afectam 70% do acréscimo do rendimento em despesas de consumo adicionais; b) As famílias afectam 70% do acréscimo do rendimento disponível em despesas de consumo adicionais; c) As famílias poupam 30% do que ganham; d) A função consumo diz respeito apenas ao Estado. 6. O multiplicador monetário: a) Serve para controlar a emissão de moeda; b) É calculado a partir da taxa de redesconto; c) Ajuda a perceber o efeito da taxa de