evra
Atualmente, com a forte influência da globalização e os meios de comunicação, os processos de produção e reaproveitamento de materiais estão se tornando ainda mais eficientes e eficazes no mundo empresarial e industrial. Através da comunicação quase que imediata entre nações, intensifica-se a troca de conhecimento e informação momentânea de diversas culturas diferentes.
Entretanto, pode-se facilmente concluir que a base das multinacionais, onde unificam recursos de informação de todos os polos atingidos, agem com a gestão do conhecimento acumulada nas pesquisas globais e os processos de produção se tornam ainda mais precisas em seu campo de atuação.
Um campo de atuação da logística importantíssimo para empreender formas alternativas de lucros em cima de lucros é a logística reversa que, entre tantos objetivos, seu principal foco é a busca de reaproveitamento e otimização de perdas na produção. Compreende-se em dois aspectos ao centro produtivo, uma ao de pós-consumo e outro ao de pós-venda. Basicamente, pode-se entender que as diversas alternativas que se encontram para diminuir perdas de material para inversão em lucros apenas serão perceptíveis em sua pós-venda ou pós-consumo. Na pós-venda, identifica-se a logística reversa quando existe um estoque varejista com muitos aparelhos de barbear, por exemplo. Não se alcançando a venda projetada pelo vendedor, a solução seria reverter o material em algo atrativo para os compradores, buscando agregar valor maior ao produto com mais visibilidade. No pós-consumo, o consumidor irá utilizar o mesmo aparelho de barbear e, quando descartado, será utilizado em algum processo de reaproveitamento de materiais recicláveis. A partir das próximas laudas será apresentado integralmente o que a logística reversa tende a oferecer a sociedade.