BERENDINA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E STRICTO SENSO EM ENFERMAGEM OBSTETRÍCA
FACULDADE DE TECNOLOGIA EQUIPE DARWIN – FACTED
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
BARREIRAS – BA
JULHO – 2012
CARLA DORALICE ALVES DA SILVA
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Atividade Avaliativa apresentada ao Programa de Pós-Graduação Latus Sensu e Stricto Senso da Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FACTED, como requisito parcial para a obtenção da média da disciplina Ginecologia, sob a orientação de Berendina.
BARREIRAS – BA
JULHO - 2012
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS (CONTRACEPTIVOS)
ACRESCENTAR CONCEITO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Dessa forma o surgimento de novas abordagens contraceptivas nos últimos 5 anos tem gerado grandes expectativas na ampliação do elenco dessas alternativas, visando maior disponibilidade de escolha pelas usuárias e, por conseqüência, aumentando teoricamente sua aceitação e adesão aos novos métodos. Para categorizar o benefício clínico das novas opções, dentro dos princípios de uso racional de medicamentos e à luz da evidência conte mporânea, comparam-se diferentes categorias de métodos contraceptivos e os novos representantes ou dispositivos (WANNMACHER, 2006).
A prevenção da gestação não planejada é fundamental, principalmente para adolescentes e adultos jovens sexualmente ativos, que devem ser orientados precocemente, uma vez que a idade para início das relações sexuais está diminuindo cada vez mais, enquanto estão aumentando o número de adolescentes grávidas.
Os métodos contraceptivos podem ser divididos didaticamente em: comportamentais, de barreira, dispositivo intra-uterino (DIU), métodos hormonais e cirúrgicos.
A escolha do