Evolução
No ovo de um réptil, o embrião se alimenta de um suprimento de gema altamente nutritivo. No momento que os répteis nascem, eles estão desenvolvidos o suficiente para procurar seus próprios alimentos. Mas o ornitorrinco e a equidna são muito diferentes, seus ovos menores contem apenas uma pequena quantidade de gema, por isso seus filhotes nascem em um estágio bem menos desenvolvido. Corpos quentes, sentidos poderosos, e agora, o leite, permitiram aos primeiros mamíferos, como o Hadrocodium, ganhar uma posição segura, enquanto os répteis ainda dominavam.
Sendo assim, após o leite, a mãe mamífero não poderia deixar os ovos para chocar sozinhos, ela tinha que ficar com eles. Então o ovo em vez de ser colocado, seria mantido no interior do corpo e começaria o seu desenvolvimento lá, em uma espécie de bolsa, assim o filhote nasceria vivo.
Os marsupiais e os placentários são outros dois grupos de mamíferos modernos alem dos monotrêmatas. Ambos dão a luz a filhotes vivos. Ao mesmo tempo em que os marsupiais apareceram outra ramificação se desenvolveu na arvore genealógica dos mamíferos, o ramo no qual pertencemos. Eles tinham um modo de nutris os