evolução
DISCIPLINA: BIOLOGIA
PROFESSOR:
ALUNAS:
SÉRIE: 3 ano
DATA:
EVOLUÇÃO
Genética de populações
Diversidade na Terra
Existe uma grande variação dos organismos e isso é facilmente observado, se comparamos com o numero de espécie que conhecemos, cerca de 1,6 milhões de espécie foram descritas, mas esse número é bem mais alto. Uma questão que deve se elaborar, é se esta diversidade sempre surgiu. E para responder essa pergunta devemos procurar a resposta nas pesquisas feito nos antigos fosseis. Essas informações nos mostra que a diversidade na terra era muito menor, com alguns tipos de bactérias e algas simples. Esses dados comprova a ocorrência da evolução.
A definição de evolução pode ser fornecida de vários ângulos. Sob o ponto de vista genético, a evolução corresponde a qualquer tipo de alteração das frequências alélicas da população, para se adaptar as mudanças feitas no decorrer dos anos. Os fatores que altera a frequências alélicas são agrupados atualmente no que se denomina na teoria sintética da evolução e se fundamenta nos seguintes processos:
- Processo de mutação: que são mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo.
- Processo de seleção natural: é um processo de adaptação e especialização dos seres vivos conforme evidenciado pelo registo fóssil, proposto por Charles Darwin.
- Processo de oscilação genética: é um mecanismo micro evolutivo que modifica aleatoriamente as frequências alélicas ao longo do tempo.
- Processo de isolamento reprodutivo: é o que impede que os patrimônios genéticos de espécies diferentes sejam compartilhados.
A mutação genética tem como resultado a variação genética e como resultado tem a formação de novos alelos na população. Além de ser um fenômeno, é casual, e por esses motivos não ocorre no sentido de fortalecer ao organismo uma maior adaptação. Cerca de 1.000 mutações apenas uma é provavelmente útil para evolução, e se levarmos