Evolução e desempenho dos computadores
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Primeira Geração (1946 - 1959) 5
2.2 Segunda Geração – Transistores (1955-1965) 6
2.3 Terceira geração (1964 – 1970) 7
2.4 A Quarta Geração – Integração de Circuitos em Escala Muito Alta (1980) 8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10 INTRODUÇÃO
Ao retratar a história do computador percebemos que desde os tempos antigos a função dele sempre foi a mesma, grandes físicos, cientistas ou professores idealizaram o computador, mas sem a tecnologia adequada foram capaz de produzir um computador, mas com a evolução destes chegamos ao patamar que eles idealizaram, mas a função básica continua a mesma.
Para o tratamento dos dados e conseqüentes utilização das informações, existem, a nível das tecnologias de informação, inúmeros componentes e equipamentos, dos quais o mais comum e conhecido é o computador. (CALDEIRA, 2006)
O computador se tornou uma peça cada vez mais integrada em nosso cotidiano e o principio do mesmo vem desde 1642 com Blaise Pascal, matemático, físico e filósofo francês, inventou a primeira calculadora mecânica em 1942. A calculadora trabalhava perfeitamente, ela transferia os números da coluna de unidade para a coluna de dezenas por um dispositivo semelhante a um velocímetro do automóvel. Pascal chamou sua invenção de Pascalina. Nos anos que se seguiram, vários projetos foram feitos com o intuito de aperfeiçoar essa primeira calculadora. Entretanto, nada de significativo aconteceu, até que no ano de 1822, foi publicado um artigo científico que prometia revolucionar tudo o que existia até o exato momento, no ramo do cálculo eletrônico. O seu autor, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas