Evolução humana na comunicação
Era Primária:
Pintura Rupreste - Parque Nacional de Sete Cidades - Piauí – Brasil
O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento, desde a Era Paleolítica e Mesolítica, mas todas as datas a cerca da evolução da comunicação são presumidas.
Ja na Era Neolítica, o homem passou a viver em grupos maiores, a comunicação então passou a ser expressa através de gravações em ossos, pedras, madeiras, assim surgiu a modelagem em argila, possibilitando a informação mais acessível a um numero maior de pessoas.
Telégrafo
Instrumento criado com o objetivo de transmitir mensagens a longas distancias, foi um forma utilizada para transmitir a outras povoações a vitória numa batalha ou a declaração de guerra a uma delas por meio luz provenientes de tochas, tambores, e fumo
Telégrafo de tochas 1300 anos A.C
Telégrafo de tambores ( 529 AC)
Telégrafo de Fumo (150 D.C)
Jornal:
À esquerda o jonal como hoje conhecemos.
À cima primeiro exemplar de jornal publicado e impresso no Brasil datado de 10 de Setembro de 1808
O jornal teve seu primeiro exemplar em 59AC em Roma, por Julio Cesar, com intuito de informar o publico sobre os mais importantes acontecimentos sociais e politicos.
Telégrafo Elétrico
Inventado por Samuel Morse no sec XIX, inventor do código Morse, criou este codigo de modo a permitir o envio de mensagens codificadas a longas distancias utilizando apenas som, essa descoberta marcou o futuro das telecomunicações e ainda hoje é utilizado em navios, submarinos e avioes por exemplo.
Rádio
Em 1887 o alemao Heinrich Hertz detectou a existencia de ondas de radio.
Na decada de 1890 o italiano Guglielmo Marconi e o padre brasileiro Landell de Moura fizeram, cada um em seu país, testes para transmitir som por essas ondas. Até que, em 1916, David Sarnoff inventou