Evolução historica dos sistemas de informação
Segundo pesquisa realizada para a elaboração deste trabalho Sistema Operacional (SO) é “uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador, fornecendo rotinas básicas para controle de dispositivos, gerência, escalonamento e interação de tarefas, mantendo a integridade do sistema”.
Conforme proposta em sala de aula, este trabalho visa demonstrar de forma esquematizada, os sistemas operacionais desenvolvidos pela Microsoft, IBM, Apple e os sistemas Unix e Linux, suas origens e sua evolução no tempo, bem como fornecer ao leitor um comparativo entre estes sistemas suas particularidades, e curiosidades históricas.
2. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
2.1 Microsoft - Windows
1975-A Microsoft foi fundada por Bill Gates e Paul Allen. O primeiro produto desenvolvido pela empresa foi uma versão do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800 da MITS. Em 1976 foi lançada a Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M.
1980- a IBM planeja lançar seu computador pessoal com o sistema CP/M, mas as negociações com a Digital Research falham e a IBM procura a Microsoft para desenvolver o seu sistema operacional. Sem ter um sistema para entregar, a Microsoft acerta um contrato não exclusivo de licenciamento com a IBM e procura a Seattle Computers para comprar o seu sistema Q-DOS 1982- a Microsoft começa a desenvolver aplicações para o Macintosh da Apple, lança o Microsoft COBOL e a planilha eletrônica Multiplan para MS-DOS. No ano seguinte anuncia o Microsoft Word e o Microsoft Windows.
1985- a Microsoft e a IBM assinam acordo para desenvolvimento conjunto de um futuro sistema operacional, no mesmo ano lança o Microsoft Windows 1.0 por 99 dólares.
1987- a Microsoft compra o programa de apresentações PowerPoint e lança a planilha eletrônica Excel.
1988- a Apple acusa a Microsoft de plágio sobre o seu Macintosh OS (contudo este se baseia no sistema gráfico do Xerox Alto) com o Windows 2.0, mas no ano seguinte formam